Como Comprar Chip para Celular na Espanha10 min read

Comprar telefone celular ou um chip pré pago na Espanha, uma preocupação que muitos peregrinos tem. Alguns com a preocupação de dispor de um meio de comunicação para emergências, outros para dar notícias para a família que fica preocupada em casa e há também os que apenas querem usar a Internet. As dúvidas vão desde onde comprar um chip para o celular até qual operadora escolher. Você sabia que existem mais de 60 operadoras na Espanha? Calma, vou te ajudar com isso!

Outras perguntas que ouço com certa frequência são “como comprar um chip pré-pago na espanha?“, “onde posso comprar um chip para celular na espanha?” ou ainda “o celular vai funcionar bem na Espanha?”. Além destas, há diversas variações deste tema, o que me levou a escrever este artigo. Acredito que vai ser muito útil para você que está indo pela primeira vez para lá ou que já foi mas não usou um telefone local.

Neste artigo vou responder o que você precisa saber sobre este assunto. Restando dúvidas, não deixe de comentar depois do texto, assim vou aprimorando o texto para que seja cada vez mais completo. Leia o artigo até o fim, tudo será útil.

E não esqueça de avaliar e compartilhar este artigo na sua linha do tempo e em grupos sobre viagem e o Caminho de Santiago!

Telefone e Internet no Caminho de Santiago

Este é um tema que gera um pouco de polêmica. Os peregrinos mais “puristas” acreditam que não se deve usar telefone ou Internet no Caminho de Santiago. Concordo até certo ponto. Se você usar o telefone ou a Internet com frequência vai perder boa parte da “magia do Caminho”. O Caminho de Santiago é um lugar para se distanciar do dia a dia, a não ser que o objetivo seja o turismo (nada contra!). Tente se desligar um pouco, deixe o Facebook para a sua volta. Esqueça um pouco dos grupos do Whatsapp também. É difícil, mas tente! Você consegue e isso vai ser muito bom para você!

Mas todos sabem que você tem família e amigos que querem saber como você está. Ainda mais numa viagem como esta! Então, nada de radicalismos, não é mesmo? Uma dica que dou é criar um grupo fechado no Facebook ou no Whatsapp. Convide somente as pessoas mais chegadas, que você precisa contar como está indo sua viagem e como você está. Uma vez por dia você escreve neste grupo (algo rápido, deixe os detalhes e comentários para a volta!). Coloque algumas fotos e um breve (breve mesmo!) relato e pronto, todo mundo atualizado. Explique que não terá tempo para escrever todos os dias nem para responder aos comentários. Peça antecipadamente a compreensão de todos. Assim ninguém ficará chateado nem preocupado. Resolvido o problema! Dará notícias e “desapegará” da Internet!

Telefone para Situações de Emergência

Peregrino caído e o desenho de uma mão segurando um celular, indicando que o telefone pode ser útil em casos de emergência

Um telefone pode ser útil para casos de emergência

Anúncio

As situações de emergência são um bom motivo para se pensar em ter um telefone sempre à mão. Espero que não aconteça nada, mas sempre estamos sujeitos a imprevistos. Ainda mais que são quilômetros e mais quilômetros para andar, em diversos tipos de terreno. Também podemos ajudar alguém em alguma situação difícil, caso ela não tenha um telefone.

Caso você precise acionar seu seguro de viagem, vai precisar de um telefone. Isto porque o seguro vai pedir um número para entrar em contato com você. Normalmente eles pesquisam o melhor modo de resolver o seu problema e ligam para informar qual será o procedimento a ser adotado.

Utilidade da Internet no Caminho de Santiago

A Internet é uma ferramenta que, se bem usada, pode nos auxiliar bastante no Caminho de Santiago. Não há nada que você não possa fazer sem ela, mesmo que de uma forma mais “artesanal”. Porém, se pensarmos que antigamente não existiam guias, qual a diferença entre usar o guia em papel e o digital? A Internet pode substituir o guia em papel, sendo um peso a menos para carregar, não é mesmo?

Os guias digitais tem a vantagem de, em geral, serem atualizados. Saber as distâncias, relevo e onde tem albergue disponível é importante para preparar a jornada do dia seguinte. Além disso, saber as condições meteorológicas do dia seguinte é sempre útil. Mas use com parcimônia, nada de andar com o celular na mão! Deixe que o Caminho te conduza.

Operadoras de Telefonia Móvel na Espanha

Nome das operadoras espanholas de celular que tem rede própria

As quatro operadoras espanholas de telefonia móvel com rede própria

Como eu já comentei, existem mais de 60 operadora na Espanha. Com tantas, como escolher? Calma, explicarei melhor como funciona a telefonia móvel lá.

Primeiramente você precisa saber que existem as operadoras com rede própria (ou simplesmente “com rede”) e as virtuais. As virtuais utilizam a rede de alguma operadora com rede própria. Elas são chamadas de operadoras de baixo custo por terem, em geral, melhores tarifas para chamadas internacionais, Internet ou chamadas locais. Isso depende de cada operadora.

Anúncio

As operadoras com rede própria são quatro: Orange, Vodafone, Movistar e Yoigo. Esta última é a menor de todas. Você encontra o chip para estas quatro operadoras facilmente, o que não acontece com as virtuais. Você não vai encontrar em qualquer lugar o SIM card destas operadoras. Mas não é por isso que elas deixam de ser interessantes! Você pode pesquisar na Internet para ver se encontra alguma com preços vantajosos. É bom fazer uma lista das que poderiam interessar, assim aumentam as chances de encontrar o cartão (chip).

Já usei a Orange e a Lebara, virtual. Gostei da Orange, principalmente da tarifa Mundo, pois os preços para ligações internacionais eram bem em conta. Sem falar que tinha uma boa franquia de Internet. Em 2017 experimentei a Lebara, não tenho queixas, mas ainda acho melhor pegar as que tem rede (as não virtuais). Para conhecer as operadoras virtuais você pode consultar o site espanhol “adictos a las OMV“.

Comprando um Chip Pré-pago na Espanha

Mão segurando diversos sim cards espanhóis

Existem diversas operadoras de celular na Espanha, é bom ter uma ideia do que quer.

Comprar um chip pré-pago na Espanha é super fácil e rápido. Você precisará apenas do seu passaporte. O processo normalmente leva em torno de 15 minutos, se não for mais rápido. É importante saber o tipo de chip que seu aparelho usa (SIM, mini-SIM ou micro-SIM – este último no caso dos aparelhos da Apple, normalmente). Se não souber, basta pedir ajuda a quem estiver atendendo. Atualmente a maioria dos chips vem nos três formatos, bastando destacar no tamanho que você precisa.

Pedindo o Chip na loja

Parece algo simples, mas muitas vezes podemos nos atrapalhar nesta hora. Apesar de que o vendedor vai acabar te entendendo uma hora ou outra, vamos ao vocabulário básico para encurtar o tempo:

  • Celular -> móvil
  • Dados -> datos
  • Chip (para celular) -> tarjeta SIM
  • Chip pré pago -> tarjeta prepago
  • Smartphone -> smartphone
  • com Roaming en la Unión Europea -> poderá usar nos outros países da União Europeia sem custo adicional.
  • Ligações -> llamadas*

*importante, nunca, jamais, fale que vai fazer “una ligación”! Hacer una ligación seria algo como, digamos… fazer amor… rs  Cuidado!

Outra coisa importante: você precisa ter uma ideia do motivo pelo qual precisa do celular. Se quer para fazer chamadas locais, internacionais ou Internet (ou qual destas opções é a que mais vai usar). Assim o vendedor poderá te orientar na melhor escolha da operadora e do plano pré pago.

 

Onde Comprar um Chip para Celular na Espanha

Você tem várias opções para comprar seu SIM card. Tudo vai depender do seu tempo disponível. Se você desembarcar no aeroporto de Barajas, em Madri ou em Barcelona, pode comprar lá mesmo. Se tiver tempo, claro! Há uma loja chamada Crystal Media Center que tem tanto celulares quanto tarjetas prepagos, além de vários outros eletrônicos. Você as encontra em todos os terminais. Para quem vai chegar no T4, pode ver onde fica uma das lojas no mapa, clicando aqui.

Anúncio

Mas, se você não teve tempo, tem outras alternativas. Se for pegar um trem para Pamplona, pode comprar na estação de trem em uma loja chamada Telecor ou em lojinhas que vendem acessórios para celular. Comprei em uma bem pequena. É só perguntar que você encontrará!

Em Pamplona e outras grandes cidades você encontrará bem facilmente. Pode procurar também nas lojas da rede El Corte Inglês ou nas Phone House, loja especializada em celular. Claro que pode encontrar em outros lugares também, mas terá que perguntar. Antes de Pamplona ou cidades a poucos quilômetros dela, porém, não sei se vai achar, talvez em Zubiri, mas não tenho certeza.

Planos de Celular na Espanha

Há diversos planos para celular, cada operadora tem diversas opções. Antes de escolher veja qual vai ser mais útil para você. Pense na franquia de Internet, no custo das ligações internacionais e no custo das ligações locais. Isto é útil pois, dependendo da época, precisará reservar seu lugar nos albergues. Note que, em geral, há um custo para o estabelecimento da ligação, isto é, um valor que você paga ao completar a ligação, e um custo por minuto. Há vários sites na internet com comparativos de preço, é interessante se informar antes para não perder muito tempo lá. Pense em duas ou três alternativas para o caso de não encontrar uma delas.

Pequenas Dicas Sobre Uso do Celular na Espanha

Para finalizar, algumas pequenas dicas:

  • Na Espanha, os números que iniciam com o número 6 são os celulares, com 9 os fixos
  • Não há um código de área (DDD) para cada região, como no Brasil. As tarifas são as mesmas para chamar um número de uma cidade ou de outra no outro lado da Espanha
  • Ao colocar outro chip no seu celular o Whatsapp vai avisar que mudou o número e perguntar se você quer atualizar (ou algo assim). Diga não! Assim você continuará recebendo as mensagens no número do chip brasileiro.
  • Guarde o cartão onde vem o chip. Nele tem o número do PIN e PUK, códigos que são usados para destravar o chip. Se o celular ficar pedindo o PIN a cada vez que ligar o celular, peça para o atendente te ajudar a configurar o telefone para não pedir mais.
  • Evite usar o celular durante a caminhada. Aliás, evite sempre! Mas principalmente durante a caminhada. Assim você economiza bateria para eventuais emergências.
  • Não deixe seu celular sozinho em lugar algum. Se for tomar banho, leve junto. Falo sobre isso no artigo Super Dicas Sobre Banho nos Albergues do Caminho de Santiago.

Espero que tenha gostado do artigo. Se lembrar de algo que possa ajudar a complementá-lo, comente aqui embaixo. Procuro manter os artigos sempre atualizados e sua ajuda é fundamental!

Buen Camino!

 

Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!
Anúncio

2 Comments

  1. Adriano Lopes 9 de abril de 2018 Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Gostou deste artigo?
Mantenha-se atualizado!

Inscreva-se em nossa lista para receber novos artigos e novidades exclusivas para você!

Obrigado por inscrever-se!

Xiii... algo deu errado!