Quantos Dias Leva para Fazer o Caminho de Santiago

Chegada em Roncesvalles (Orreaga), primeiro pueblo em terras espanholas do Caminho de Santiago. Lugar escolhido por muitos peregrinos para iniciar o Caminho Francës, evitando assim a dura travessia dos Pirineus.

Chegada em Roncesvalles (Orreaga), primeiro pueblo em terras espanholas.

Duas perguntas frequentes sobre o Caminho de Santiago: quantos dias leva e onde devo iniciar o Caminho de Santiago? Afinal são algumas das primeiras coisas que você precisa saber para planejar sua peregrinação. Mesmo não existindo uma resposta simples e direta, aqui neste artigo você vai encontrar as informações que precisa para saber programar sua viagem.

É preciso levar em consideração uma série de fatores, como o seu ritmo de caminhada e a possibilidade de ocorrerem imprevistos. Isto sem contar que há várias decisões, algumas difíceis, a tomar. Por exemplo, você pode resolver ficar um dia a mais em algum lugar por te-lo achado interessante, ou porque não está sentindo-se bem e precisa de um dia para recuperar-se. Pode também resolver dividir um trecho em duas partes por ser mais adequado para você. Escolher uma rota alternativa, como Samos, pode prolongar um pouco o roteiro, mas você decide ir porque vale a pena. Pode decidir “pular” um trecho para “dar tempo” de terminar ou algum outro motivo qualquer, encurtando sua peregrinação (eu não recomendo, a não ser que seja extremamente necessário).

Como referência para o Caminho Francês, pode-se dizer que saindo de Saint-Jean-Pied-de-Port (França) leva-se entre 31 e 35 dias para percorrer toda a Rota Jacobea. Para deixar claro, “toda” a partir deste ponto, pois o Caminho de Santiago não começa em um lugar específico, ele inicia onde você começar a caminhar.

Dicas de Como Calcular o Tempo

https://www.meuscaminhos.com.br/wp-content/uploads/2015/10/cidade-da-cultura-galicia-santiago-de-compostela.jpg

Cidade da Cultura da Galícia, em Santiago de Compostela, um lugar que merece uma visita.

A maioria dos guias indica o tempo para a realização de todo o trajeto escolhido. Não é necessário falar que esta previsão considera apenas o tempo de caminhada. Você deve adicionar ao tempo o deslocamento até o seu ponto de partida e a volta para casa.

Sempre que for possível, é bom deixar pelo menos uns 2 dias “de sobra” para os imprevistos e mais uns 2 para conhecer Santiago de Compostela. Há muita coisa lá além da Catedral e arredores. Um exemplo é a Cidade da Cultura, um imenso complexo cultural que muitos peregrinos nem se dão conta da existência e acabam deixando de conhecer. Há também diversas igrejas, monastérios, museus, lojas de souvenir (quem resiste?) e vários outros passeios interessantes. Você pode estender a caminhada até Finisterre e/ou Muxia, o que é bem interessante. Pode também fazer uma visita a estes lugares indo de ônibus ou carro, caso não consiga continuar a caminhada até lá.

Anúncio

Fontes de Informação

Antes de ir, estude bem os guias sobre o Caminho. Há também diversos sites com muita informação boa e muitos guias on-line. Os guias geralmente incluem dados sobre os albergues, distâncias, etapas e outros dados importantes. Os guias on-line que recomendo: Mundicamino, URCamino – que conta com uma ferramenta para auxiliar no planejamento baseado na média diária que você pretende caminhar – e o Guia Consumer, da Fundação Eroski, que é bem completo e conta com a opinião dos outros peregrinos sobre os albergues.

Principais Pontos de Partida do Camino de Santiago (Caminho Francês)

Para ajudar os que estão se programando e precisam saber quantos tempo leva para fazer o Caminho de Santiago, fiz uma lista com os principais pontos de partida. Coloquei o tempo médio necessário, baseado na minha experiência, nos principais guias e nos relatos de outros peregrinos. Mas sempre é bom lembrar: esta lista é apenas uma sugestão, que pode variar de pessoa para pessoa. Eu, por exemplo, fiz meu primeiro Caminho de Santiago em 29 dias. Porém aprendi que não se deve fazer trechos muito longos (mais de 30 km) com frequência. Nas outras vezes dividi melhor o caminho, evitando percorrer mais de 30km sempre que possível. Curti muito mais a paisagem e a convivência com outros peregrinos. Sem falar que tive menos problemas como bolhas, por exemplo.

Mas enfim, segue a lista com a média de dias para fazer o Caminho de Santiago! Considerei somente os lugares mais tradicionais para o início, seja por ter algum significado especial, seja por ter mais estrutura (principalmente de transporte). Se você pretende começar em algum destes lugares, tem uma noção para calcular o tempo.

Quanto tempo leva para fazer o Caminho de Santiago

Tempo aproximado considerando os principais pontos de partida do Caminho Francês:

  • Saint-Jean-Pied-de-Port (França) – 34 dias
    Léon é um dos pontos de partida escolhidos por muitos peregrinos, ficando pouco depois da metade do Caminho Francês na Espanha. A Catedral de Léon é muito bonita e merece uma visita. Sentar em um dos bancos que ficam em frente a ela para contempla-la por alguns instantes também é algo muito recomendado!

    Catedral de Léon. Esta cidade é a opção de muitos peregrinos para começar o Caminho de Santiago.

  • Roncesvalles – 33 dias
  • Pamplona – 31 dias
  • Estella – 29 dias
  • Logroño – 27 dias
  • Burgos – 22 dias
  • Léon – 13 dias
  • Astorga – 11 dias
  • O Cebreiro – 7 dias
  • Sarria – 5 dias

 

Antes de você decidir onde iniciar o Caminho de Santiago, é conveniente saber os meios para se chegar a este lugar e sua estrutura de apoio ao peregrino. Se possível, é bom conversar com outros peregrinos mais experientes. Eles podem indicar outro lugar, próximo ao que você escolheu, que seja mais interessante para o seu início.

Agora que sabe onde será o início do Caminho de Santiago de Compostela, você precisa saber qual vai ser o seu gasto durante a peregrinação. Tem um artigo aqui no blog que fala sobre quanto custa fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Não deixe de conferir!

Não esqueça de deixar o seu comentário! Aproveite também para compartilhar este artigo no Facebook!

Buen Camino!

Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!

22 Comments

  1. Julio Soncini 14 de março de 2017 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 14 de março de 2017 Reply
  2. Odimar Silveira 9 de abril de 2017 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 10 de abril de 2017 Reply
  3. Celso Euzébio de Oliveira 10 de abril de 2017 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 10 de abril de 2017 Reply
  4. João Batista Thomaz 4 de maio de 2017 Reply
  5. Flavio Hermann 16 de maio de 2017 Reply
  6. Thiago Luz 31 de março de 2018 Reply
  7. GUSTAVO COELHO DE SOUZA 29 de maio de 2018 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 11 de junho de 2018 Reply
  8. Patricia Lim 26 de junho de 2018 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 27 de junho de 2018 Reply
  9. ari hudson de oliveira 15 de julho de 2018 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 15 de julho de 2018 Reply
  10. esiopoeta 22 de julho de 2018 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 22 de julho de 2018 Reply
  11. Laís 17 de agosto de 2018 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 17 de agosto de 2018 Reply

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.