Quanto Custa para Fazer o Caminho de Santiago?

4 1.307

Quanto custa para fazer o Caminho de Santiago? Uma pergunta frequente que merece bastante atenção. Não há uma resposta exata pois é algo um tanto complexo e relativo, pois depende de cada um e também do Caminho. Mesmo assim, vou tentar esclarecer alguns pontos levando em conta os gastos mais comuns que o peregrino tem na Espanha.

A tendência é ouvir muito das pessoas um “vai! não gasta tanto assim, o importante é ir!”. Isto se deve ao fato de que estas pessoas (como a maioria) tiveram boas experiências e querem compartilhá-las com outras pessoas. Tentam estimular os outros a fazerem o Caminho com a intenção de passar algo positivo. Eu mesmo acabo fazendo isso diversas vezes. É normal esquecermos as dificuldades pelas quais passamos e não falar delas. Acabam apagadas da nossa memória, sendo substituídas pelas boas experiências.

Mas eu me sentiria um irresponsável se incentivasse alguém a ir dizendo que dará tudo certo, que será muito tranquilo e que tudo são flores. Nem sempre é assim, portanto esteja preparado para tudo (coisas boas e ruins).

Algo importante a ressaltar: este artigo fala sobre os gastos no Caminho de Santiago, ou seja, os gastos que terá lá! Não será abordado o que se gasta antes (equipamentos, passagens, acessórios e outros).

Mas vamos à resposta para a pergunta que você deve estar se fazendo: “afinal, quanto vou gastar no Caminho de Santiago?”.

Gasto com hospedagem (albergues)

Foto de um quarto de albergue do Caminho de Santiago, onde pode-se ver alguns beliches.
O preço dos albergues podem variar muito, e isso não depende da qualidade.

Para começar, o preço dos albergues variam muito entre os paroquiais, municipais e os privados.

Publicidade
4 Comments
  1. Flavio says

    Foi de muita ajuda , vou fazer o caminho em junho, só que que bicicleta, você tem alguma dica para os ciclistas

    1. Claudio Bittencourt Pacheco says

      Olá Flavio!

      Que bom que gostou das dicas! Sempre que tiver alguma dúvida sinta-se à vontade para perguntar.

      Como eu sempre fiz o Caminho de Santiago a pé, não tenho muito conhecimento sobre ir de bicicleta. Quem sabe quando você voltar não possa escrever algumas dicas para os bicigrinos? Seria bem legal!

      Um abraço e bom Caminho!

  2. Roberto says

    Oi Flavio, ótimas dicas obrigado. Nunca fui mas pretendo ir nesse ano na época mais quente. Sobre bagagem, penso que poucas roupas são suficientes pois seria possível lavá-las a cada 2 ou 3 noites. Estou correto? Sobre câmera fotográfica profissional, vc aconselha? Há segurança nos albergues, e no percurso?

    1. Claudio Bittencourt Pacheco says

      Olá Roberto!

      Que bom que gostou das dicas, mas é Claudio, não Flavio… rs

      Respondendo às suas perguntas: sim, pouca roupa e, de preferência, que seja leve e seque rápido. Ainda vou fazer um artigo sobre isso, com sua pergunta vi que muita gente pode ter essa dúvida.
      Câmera profissional: já vi gente levar. Mas lembre que é peso. Já sobre a segurança, assaltos são raros mesmo. Mas furtos… isso tem que tomar cuidado. O conselho é sempre levar as coisas de valor com você, até no banho. Não é comum, mas acontecem furtos nos albergues, principalmente nos meses mais movimentados. Pessoas de má índole se passam por peregrinos e furtam o que podem, inclusive à noite. Não é motivo para alarme, não é algo que acontece sempre, mas é bom estar atento.
      Se realmente resolver levar sua câmera, mantenha ela sempre por perto (eu deixava o celular dentro do saco de dormir). Ao tomar banho, leve-a junto. Coloque-a num saco estanque que não vai molhar. Isso você deve fazer com dinheiro e documentos também.

      Um abraço e bom Caminho!

      Claudio

Leave A Reply

Your email address will not be published.

5 − 1 =