Inaugurado o Centro Internacional de Acolhida aos Peregrinos, em Santiago de Compostela

0

Foi inaugurado hoje, dia 26 de outubro de 2015, o Centro Internacional de Acolhida aos Peregrinos, situado na Rua das Carretas, esquina com a Rua de Domingo García-Sabell, onde ficava o antigo Asilo de Carretas.

Inauguração do novo Centro de Acolhida aos Peregrinos, em Santiago de Compostela
Inauguração do novo Centro de Acolhida aos Peregrinos, em Santiago de Compostela

Segundo o presidente do Governo Galego, Alberto Núñez Feijóo, este Centro revolucionará a acolhida aos peregrinos ao adaptar-se às novas necessidades dos verdadeiros protagonistas do Caminho de Santiago.

Este novo espaço é fruto da restauração do edifício do antigo Asilo de Carretas, de propriedade do Arcebispado, a partir de um projeto financiado pela Agência Galega de Turismo. Com esta reforma foi possível um grande aumento em sua capacidade, com cerca de 1.500 m². Além da Oficina de entrega de Compostelas, foram criados espaços para encontros e descanso de peregrinos, serviços de informação turística sobre a Galícia e sobre o Caminho de Santiago, centro de atenção aos peregrinhos em diversas línguas, biblioteca, centro de documentação, centro interconfessional, salão de atos e capela. O Centro também contará com espaços destinados a abrigar serviços oferecidos pelos correios e a Renfe (empresa espanhola de trens). Haverá um amplo jardim exterior destinado aos peregrinos.

Novo Centro de Acolhida aos Peregrinos, em Santiago de Compostela

Feijóo ressaltou que o principal compromisso deste governo continua sendo deixar o Caminho nas melhores condições possíveis até 2021, próximo Ano Santo, e que os peregrinos que cheguem “estejam melhor atendidos que nunca graças a lugares como este”.

Este novo espaço pode causar um pouco de confusão nos peregrinos veteranos acostumados com a localização da antiga Oficina do Peregrino, caso não seja muito bem sinalizado e divulgado o novo endereço. Porém, se isto acontecer, é algo simples de resolver, e com pouco tempo todos estarão sabendo do novo espaço.


Fontes:

http://www.lavozdegalicia.es/noticia/santiago/santiago/2015/10/26/inaugurado-centro-internacional-acogida-peregrinos-funcionara-partir-enero/00031445861648269634543.htm

http://www.xunta.es/

http://catedraldesantiago.es/la-catedral-de-santiago-inaugura-las-instalaciones-del-centro-internacional-de-acogida-a-los-peregrinos/http://www.catedraldesantiago.es/es/inauguraci%C3%B3n-centro-acogida-peregrinos

http://eldigitaldeasturias.com/magazine365/inaugurado-en-santiago-el-centro-internacional-de-acogida-a-los-peregrinos/
Leave A Reply

Your email address will not be published.

quinze − 13 =