El Cid Campeador, o grande Herói Espanhol

0 11.099

Ao chegar em Burgos é provável que você perceba que existem muitas referências a El Cid Campeador, um herói nacional da Espanha. Mas nós, não espanhóis, talvez não saibamos quem foi ele, e assim ficamos um pouco perdidos. Talvez este nome não lhe seja estranho, mas acredito que não se lembre ou não conheça bem a sua história. Pode ser que na sua memória tenha algo sobre um filme que assistiu há muito tempo, ou lembre-se deste nome das palavras-cruzadas, mas dificilmente algo além disso.

Como pesquisei um pouco sobre ele para matar minha curiosidade, resolvi compartilhar o que descobri. Afinal, o Caminho de Santiago fica muito mais interessante quando a gente conhece algo dos lugares por onde passamos. Como sua história mistura fatos reais, lendas e mitos, vou tentar me ater apenas uma das versões.

El Cid Campeador foi um herói castelhano que nasceu em Vivar, uma aldeia a cercado  de 10km ao norte de Burgos, capital do Reino de Castela. Mas contar somente isto me tornaria um pouco egoísta, pois este personagem tem uma história muito interessante.

El Cid - filme de 1961 com Sophia Loren
El Cid – filme de 1961. Pode ser visto no YouTube, em Espanhol.

Quem era El Cid

Rodrigo Diaz de Vivar era Filho de Diego Laínez (ou flaínez) e de uma das filhas de Rodrigo Alvarez, membro da alta nobreza castelhana, ficou órfão aos 15 anos de idade. Nesta ocasião foi levado para a corte do rei Fernando I de Leão, onde ficou muito amigo de Sancho, filho do Rei. Foi educado no monastério de San Pedro de Cardeña, onde estudou letras e leis.

Nasce um guerreiro: El Cid

Ao morrer em 1065, Fernando Magno de Leão (Fernando I) deixou como herança seu reino, para ser dividido entre seus filhos. Desta forma, a Galiza ficou para Garcia, Leão para Afonso, Toro para Elvira, Zamora para Urraca e Castela para Sancho, exatamente como estava previsto.

Mapa da Espanha no século XI
Mapa da Espanha no século XI

No entanto, Sancho não concordou com a divisão e passou a lutar pela ampliação da sua parte na herança do pai. Contou com a ajuda de Rodrigo, que foi nomeado alferes do reino.

Publicidade

Leave A Reply

Your email address will not be published.

15 + 5 =