O Jogo da Oca e sua importância para o Caminho de Santiago

1 677

Muitos peregrinos nunca ouviram falar do Jogo da Oca (Juego de la Oca) antes de estar no Caminho de Santiago ou em Santiago de Compostela. Foi o que aconteceu comigo. E os que ouviram falar talvez não tenham dado muita importância. Resolvi escrever sobre este assunto para contar um pouco do que descobri em minhas pesquisas.

Tabuleiro do Juego de la Oca (Jogo da Oca)
Tabuleiro espanhol do Jogo da Oca, do século XX

O que é a Oca

A oca, um tipo de ganso.
A oca é um dos tipos de ganso.

O ganso que conhecemos, aquele branco, é conhecido como oca em espanhol. Há também o ganso, que é um termo genérico para todos os tipos de ganso, incluindo a oca. Não encontrei correspondente em português, por isso a necessidade da explicação. Daqui para a frente vou chamar de ganso para facilitar a compreensão. Mas quando estiver no Caminho de Santiago e encontrar algo falando de oca, já sabe o que é. Os gansos eram usados antigamente como guardiões das casas, pois alertavam com enorme barulho quando um estranho se aproximava. Isso sem falar que atacavam furiosamente o invasor! Em muitas religiões eram vistos como animal sagrado e, em algumas culturas, eles eram considerados mensageiros de Deus que tinham como missão trazer a sabedoria sagrada para os humanos.

Animais migratórios, os gansos faziam sempre um mesmo caminho, conhecido na Espanha como “El Camino de la Oca“. Este caminho coincidia com o Caminho das Estrelas. Isto tudo muito antes do Caminho de Santiago.

Simbolismo

A pata de ganso é vista em muitos lugares no Caminho de Santiago.
A pata de ganso é vista em muitos lugares no Caminho de Santiago.

Pesquisadores perceberam que a maior parte dos símbolos destes caminhos, que iam para o oeste até o mar, eram símbolos marinhos (a concha de Santiago por exemplo). Desde muito antigamente, para os povos celtas e pre-celtas, havia um símbolo sagrado próprio das confrarias e das irmandades. Este símbolo era o ganso (ou a oca). A pata da oca, em especial, deixa uma marca muito parecida com o tridente de Posseidon, algo muito importante para as culturas atlânticas.

Todos os povoados, em todos os caminhos, além de ter o símbolo da pata do ganso e da concha (que se olhar com atenção também tem o desenho da pata do ganso), tem também diversas tradições marinhas.

A Via Láctea era usada como orientação para os peregrinos.
A Via Láctea era usada como orientação para os peregrinos.

Caminho das Estrelas

Os peregrinos antigos não possuíam mapas ou guias, e se deslocavam em um mundo hostil: havia muitos reinos, senhores feudais, religiões, costumes e diferentes idiomas. Seria lógico pensar que os peregrinos seguiam indicações naturais para se guiar até Santiago de Compostela. Durante o dia, seguiam o Caminho das Ocas, durante a noite, o Caminho das Estrelas (um caminho que seguia a Via Láctea). Desta forma, o Caminho de Santiago coincidia com estes outros caminhos.

Publicidade
1 Comment
  1. Ana Cristina says

    Claudio, gostei de ler seu artigo. Ganhei um jogo de tabuleiro da Oca quando era criança e adorava os desafios, mesmo sem entender. Você me despertou a curiosidade para conhecer mais a respeito.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

3 × três =