O Jogo da Oca e sua importância para o Caminho de Santiago

Muitos peregrinos nunca ouviram falar do Jogo da Oca (Juego de la Oca) antes de estar no Caminho de Santiago ou em Santiago de Compostela. Foi o que aconteceu comigo. E os que ouviram falar talvez não tenham dado muita importância. Resolvi escrever sobre este assunto para contar um pouco do que descobri em minhas pesquisas.

Tabuleiro do Juego de la Oca (Jogo da Oca)

Tabuleiro espanhol do Jogo da Oca, do século XX

O que é a Oca

A oca, um tipo de ganso.

A oca é um dos tipos de ganso.

O ganso que conhecemos, aquele branco, é conhecido como oca em espanhol. Há também o ganso, que é um termo genérico para todos os tipos de ganso, incluindo a oca. Não encontrei correspondente em português, por isso a necessidade da explicação. Daqui para a frente vou chamar de ganso para facilitar a compreensão. Mas quando estiver no Caminho de Santiago e encontrar algo falando de oca, já sabe o que é. Os gansos eram usados antigamente como guardiões das casas, pois alertavam com enorme barulho quando um estranho se aproximava. Isso sem falar que atacavam furiosamente o invasor! Em muitas religiões eram vistos como animal sagrado e, em algumas culturas, eles eram considerados mensageiros de Deus que tinham como missão trazer a sabedoria sagrada para os humanos.

Animais migratórios, os gansos faziam sempre um mesmo caminho, conhecido na Espanha como “El Camino de la Oca“. Este caminho coincidia com o Caminho das Estrelas. Isto tudo muito antes do Caminho de Santiago.

Anúncio

Simbolismo

A pata de ganso é vista em muitos lugares no Caminho de Santiago.

A pata de ganso é vista em muitos lugares no Caminho de Santiago.

Pesquisadores perceberam que a maior parte dos símbolos destes caminhos, que iam para o oeste até o mar, eram símbolos marinhos (a concha de Santiago por exemplo). Desde muito antigamente, para os povos celtas e pre-celtas, havia um símbolo sagrado próprio das confrarias e das irmandades. Este símbolo era o ganso (ou a oca). A pata da oca, em especial, deixa uma marca muito parecida com o tridente de Posseidon, algo muito importante para as culturas atlânticas.

Todos os povoados, em todos os caminhos, além de ter o símbolo da pata do ganso e da concha (que se olhar com atenção também tem o desenho da pata do ganso), tem também diversas tradições marinhas.

A Via Láctea era usada como orientação para os peregrinos.

A Via Láctea era usada como orientação para os peregrinos.

Caminho das Estrelas

Os peregrinos antigos não possuíam mapas ou guias, e se deslocavam em um mundo hostil: havia muitos reinos, senhores feudais, religiões, costumes e diferentes idiomas. Seria lógico pensar que os peregrinos seguiam indicações naturais para se guiar até Santiago de Compostela. Durante o dia, seguiam o Caminho das Ocas, durante a noite, o Caminho das Estrelas (um caminho que seguia a Via Láctea). Desta forma, o Caminho de Santiago coincidia com estes outros caminhos.

 

Uma indicação de que isto seria verdade é o nome dos lugares por onde o Caminho de Santiago passa, com nomes como Estrela, lobo, oca, corvo, que já existiam antes mesmo de descobrirem o túmulo de Santiago Mayor.

O Cristianismo e a Cultura Pagã

Os habitantes destes lugares tinham suas tradições e falavam de um Caminho das Ocas e um Caminho das Estrelas, ao qual se chega por um labirinto que é necessário percorrer para renovar-se por dentro.

a Cruz de Chi-Rho, duas patas de ganso sobrepostas, uma para cima e outra para baixo.

a Cruz de Chi-Rho, duas patas de ganso sobrepostas, uma para cima e outra para baixo.

Estas tradições estavam de tal forma enraizadas que era impossível extermina-las. O que fizeram então foi cristianiza-las. Uma das Ordens que ficaram incumbidas deste trabalho foi a Ordem dos Templários, que, a partir do século X, eram encarregados das construções. Os Templários adotaram uma simbologia em consonância com o cristianismo. Assim, incorporaram estes símbolos pagãos (a estrela, a concha, a pata de ganso, o corvo, o cão, etc.) ao cristianismo. Por exemplo: se sobrepusermos duas patas de ganso, uma para cima e outra para baixo, obteremos o X com uma barra que o corta verticalmente. Esta foi a origem do lábaro (a letra X com a letra P), um monograma que representa as primeiras letras gregas do nome de Cristo – X (chi) e P (rho). Também conhecido como a cruz de Chi-Rho.

No Caminho de Santiago vemos muitas representações do ganso, como a cruz no formato de pata de oca em Puente de la Reina, ou nomes de cidades como Villafranca Montes de OcaEl Ganso.

Cristo em Puente de la Reina na cruz em forma de pata de ganso.

Cristo em Puente de la Reina, na cruz em forma de pata de oca.

Em Logroño, na Plaza Santiago, temos um enorme tabuleiro do Jogo da Oca e vários dados gigantes bem onde os peregrinos tradicionalmente passam. Quem quiser pode ver no Google Maps (aqui o link!).

Afinal, e o Jogo da Oca?

Conta-se que o Jogo do Ganso foi criado pelos Templários. Alguns questionam isso pois os templários eram proibidos de jogar cartas, dados e xadrez. Porém o “Juego de la Oca” não era exatamente um jogo. Era um guia do Caminho de Santiago. Como naquela época as referências eram todas cifradas, somente os iniciados na ordem conseguiam entender. Com o jogo os não iniciados, ou mesmo pessoas que falavam outras línguas, podiam jogar até memorizar o Caminho de Santiago.

Concha de Nautilo

Concha de Nautilo

Os templários usavam a concha de um náutilo para jogar o Jogo do Ganso. O náutilo é um cefalópode marinho que possui uma concha formada por uma série de câmaras (mais de 30). Estas câmaras formam uma espiral dourada, ou espiral áurea.

No jogo da oca existem 63 casas (mais a casa central, a 64) em espiral, onde 32 são o caminho de ida, e as outras, o caminho de volta. O objetivo é chegar ao jardim do ganso, a casa central. Como na vida, em cada etapa podemos ter algo de bom ou alguma dificuldade que temos que vencer (como andar uma casa a mais ou esperar uma rodada sem jogar). A espiral representa o labirinto que deve-se percorrer até chegar ao objetivo.

Vídeo sobre a Sequência de Fibonacci e a proporção áurea. Na parte final fala sobre o náutilo.

 

O Jogo e o Esoterismo

É interessante saber que o Jogo do Ganso está envolto em esoterismo. O significado de cada casa é determinado pela numerologia. Por exemplo, a casa 64 (central) é igual a 1 (6+4=10 -> 1+0=1), símbolo da Unidade Principal que “gera” todos os seres e da unidade matemática que “produz” todos os números.

A casa 58, cuja soma dos dígitos é igual a 13 (número de mal agouro), corresponde à morte. Se o jogador cair nesta casa ele “morre” e deve começar o jogo do início. Uma “nova vida” onde não cometa os mesmos erros da vida extinta. Ou seja, deve reencarnar.

As Ocas aparecem alternadamente a cada 5 e 4 casas. O 5 nos fala do homem, e o quatro, da criação. O tabuleiro está dividido em 7 grupos de 9 casas, onde sempre tem uma oca. Ou seja, nas casas 9, 18, 27, 36, 45, 54, 63, que somando os dígitos de cada uma separadamente nos traz o número 9, que simboliza o fim de um ciclo, e também a sabedoria.

Analisar cada casa, cada número e seus significados na numerologia seria um trabalho muito extenso, ainda mais porque não entendo deste assunto. O que escrevi eu descobri nas minhas pesquisas sobre o jogo. Se quiser aprofundar-se mais, descobrirá muita coisa escondida neste jogo.

Não escrevi este texto para explicar profundamente as origens nem os significados do Juego de la Oca (Jogo da Oca, ou do Ganso). Apenas decidi compartilhar de uma forma resumida o pouco que aprendi pesquisando na Internet. Afinal, há muita informação sobre este assunto. Espero que este artigo sirva para despertar sua curiosidade sobre o Juego de la Oca (Jogo do Ganso), como a minha foi despertada. E que assim ajude você a conhecer um pouco mais sobre o Caminho de Santiago.

Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!

One Response

  1. Ana Cristina 16 de junho de 2018 Reply

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.