(Fake news!) Maconha para todos na Catedral de Santiago de Compostela? Como assim?

ATENÇÃO: apesar de publicada em vários sites espanhóis, a notícia abaixo que era uma grande brincadeira!

Na Catedral de Santiago de Compostela se encontra um dos maiores “botafumeiros” (turíbulo, incensário) do mundo. Em ocasiões especiais ele perfuma todo o espaço santo com um delicioso cheiro de incenso, percorrendo a Catedral de um lado a outro. O ritual é algo realmente especial e emocionante. Ver o botafumeiro voando até quase bater no teto é algo realmente indescritível.

Algo inusitado, porém, ocorreu no início de 2018. Tudo começou como uma “brincadeira”, mas acabou com dois coroinhas galegos passando a noite na prisão. Eles foram presos por ter colocado maconha no botafumeiro da Catedral de Santiago de Compostela.

Como não é Ano Jacobeo (ano em que o dia 25 de julho, dia de Santiago, cai num domingo), o botafumeiro não é usado todos os dias. Desde o início do ano, apenas no dia 6 de janeiro ele deu o ar da graça para celebrar a Epifania do Senhor. Vários dos assistentes declararam que nesta ocasião o santo recinto foi tomado por um odor estranho. Uma pessoa declarou que “não cheirava como sempre, era um odor familiar, mas eu não conseguia relacioná-lo a nada, mas as vezes o quarto do meu filho tinha este cheiro” (ops!).

Depois que a missa acabou, dois dos coroinhas foram detidos pela polícia assim que se confirmou que o estranho odor correspondia ao da erva cannabis sativa. Um dos coroinhas confessou que “foi uma brincadeira que nos veio à cabeça na festa de ano novo. Compramos meio quilo de marijuana e colocamos no botafumeiro. Temos certeza que as pessoas saíram da Catedral mais alegres que nunca!”. É de se pensar que os dois fanfarrões provavelmente já tivessem consumido outro meio quilo da droga quando tiveram a brilhante ideia.

Por fim, os coroinhas foram liberados, mas (não sei o porquê) eles não poderão mais exercer suas funções de coroinhas.

 

 

fonte: http://haynoticia.es/detenidos-2-monaguillos-gallegos-meter-marihuana-botafumeiro3333

Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Gostou deste artigo?
Mantenha-se atualizado!

Inscreva-se em nossa lista para receber novos artigos e novidades exclusivas para você!

Obrigado por inscrever-se!

Xiii... algo deu errado!