A lenda do Gigante de Nájera

A lenda do Gigante de Nájera é mais uma das muitas que existem no Caminho de Santiago e que muitos peregrinos desconhecem ou acabam não dando importância. Conta-se que esta história aconteceu perto de Nájera, em uma localidade chamada Aléson. Mais especificamente no Poyo (colina) de Roldán, como ficou conhecido.

O Gigante de Nájera

Segundo conta-se, no castelo de Nájera morava um gigante, descendente de Golias. Ele era um muçulmano vindo da Síria com um batalhão de guerreiros para defender o território naquela região. Era conhecido como o Gigante de Nájera. Não havia quem o vencesse, pois tinha a força de 20 homens. E dizem também que o povo da região sofria muito com sua tirania.

Representação de Jacob van Maerlant, da luta entre Rolando (Roldán) e o Gigante de Nájera

Representação de Jacob van Maerlant, da luta entre Rolando (Roldán) e o Gigante de Nájera

Carlos Magno, sabendo desta história, rumou para Nájera com seu exército. Sabendo disso e que ele estava próximo de Nájera, o gigante Ferragut foi ao seu encontro. Ao encontra-lo, o gigante Ferragut propôs a Carlos Magno que fizessem uma luta homem a homem, pois ele venceria qualquer um. E assim foi, o gigante vencendo e prendendo todos que o atacavam. Ninguém foi capaz de vence-lo.

Anúncio

Rolando enfrenta o Gigante de Nájera

Placa contando a história do combate entre Rolando (Roldán) e o Gigante Ferragut, conhecido também como o Gigante de Nájera

Placa contando a história do combate entre Rolando (Roldán) e o Gigante Ferragut

Depois de várias lutas, Rolando, o sobrinho de Carlos Magno, pediu autorização para lutar com o gigante de Nájera. Autorizado, começou a peleja. Uma dura luta que durou um dia inteiro. E apesar de espadas quebradas, cavalos mortos, e os dois muito cansados, não podia-se dizer que um ou outro era o vencedor. Então propuseram uma trégua, para poderem se recuperar e continuar a batalha no outro dia.

 

Nesta trégua, os dois guerreiros ficaram conversando. Rolando teria explicado ao gigante Ferragut o que era o Cristianismo, e também como podia um Deus ser um e ao mesmo tempo três. Conversa vai, conversa vem, Rolando perguntou ao gigante Ferragut como podia alguém ser tão forte e invencível, pois nem espada e nem pedras o derrubavam. O gigante respondeu dizendo que ninguém poderia vence-lo pois seu único ponto fraco era o umbigo.

No outro dia, continuaram a luta. O gigante Ferragut conseguiu dar um golpe em Rolando, que desmaiou, e colocou-o em seu cavalo, para leva-lo ao cárcere. No caminho, Rolando acordou. Agarrou no cabelo do gigante Ferragut, fazendo com que os dois caíssem do cavalo. O gigante então pulou em cima de Rolando, imobilizando-o. Porém Rolando conseguiu virar-se e sacar sua adaga. Então enfiou-a no umbigo de Ferragut, que acabou morrendo.

Um pouco mais sobre a lenda

Representação da luta entre Rolando (Roldán) e o gigante Ferragut, em um capitel do Palácio dos Reis da Navarra.

Representação do famoso combate, em um capitel do Palácio dos Reis da Navarra.

A história talvez não seja exatamente assim, mas a linha principal é esta. Nas minhas pesquisas encontrei várias versões, então fiz um resumo do que encontrei em comum na maioria delas. É uma lenda que achei interessante, principalmente para os peregrinos do Caminho Francês que passarão pelo local da famosa luta entre Rolando e o Gigante de Nájera.

Caso tenha oportunidade de conhecer, saiba que esta história está representada nos capiteis do Palácio dos Reis da Navarra (Palacio de los Reyes de Navarra), em Estella.


Fontes:


http://www.vallenajerilla.com/berceo/gilferragu/historiadeunaleyenda.htm
http://www.jdiezarnal.com/spainnavarraroldanyferragut.html
https://es.wikipedia.org/wiki/Leyendas_del_Camino_de_Santiago
http://www.arquivoltas.com/6-Navarra/EstellaPalacio02.htm
Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!

2 Comments

  1. Vanira 9 de março de 2016 Reply
    • Claudio Bittencourt Pacheco 10 de março de 2016 Reply

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Gostou deste artigo?
Mantenha-se atualizado!

Inscreva-se em nossa lista para receber novos artigos e novidades exclusivas para você!

Obrigado por inscrever-se!

Xiii... algo deu errado!