Alto del Perdón e a Lenda da Fuente de la Reniega3 min read

Esta é mais uma lenda do Caminho de Santiago. Conta como surgiu a Fuente de la Reniega (Fonte da Renegação, em  tradução livre), no Alto do Perdão (Alto del Perdón). Aliás, esta fonte não é conhecida por muitos peregrinos que passam direto por ela pois ávidos por chegar ao topo do monte, nem se dão conta de sua existência. A fonte pode ser vista no Google Maps neste link.

Escultura no Alto del Perdón, no Caminho de Santiago

Escultura no Alto del Perdón, no Caminho de Santiago

A lenda do surgimento da Fuente de la Reniega

Num certo dia muito quente de verão, um peregrino estava subindo o Alto del Perdón. Quase chegando ao cume, já não aguentava mais prosseguir pois estava com fome e muita sede. A sede piorava a cada passo sob o sol escaldante. Não aguentando mais, apareceu um outro homem, muito bem apessoado, que lhe pareceu ser um outro peregrino. Este homem disse que conhecia uma fonte de água ali perto, onde ele poderia beber o quanto pudesse da deliciosa e refrescante água cristalina que dela jorrava sem parar.

Fuente de la Reniega (Fonte da Renegação, em tradução livre), onde aconteceu um conhecido milagre no Alto del Perdón

Fuente de la Reniega (Fonte da Renegação, em tradução livre)

O sol ardente do verão só piorava a sede do peregrino, no Alto del Perdón

O sol ardente do verão só piorava a sede do peregrino, no Alto del Perdón

Porém, disse o homem, havia um pequeno detalhe. O preço para mostrar a fonte e deixar o peregrino beber a água era um pouco inconveniente. O peregrino, que já não estava em condições de negociar, disse que pagaria o preço que fosse. Foi aí que o homem mostrou quem ele era, o diabo. E disse ao peregrino que o preço não era em dinheiro, mas que ele devia renegar Deus se quisesse beber a água fresca da tal fonte.

O peregrino, homem de muita fé, disse que jamais faria isso. O diabo então disse que baixaria um pouco o preço. Bastava o peregrino renegar a Virgem Maria e sua sede estaria saciada. Novamente o peregrino disse não, apesar de sua necessidade de água. Novamente o diabo insistiu, tentando o peregrino pela terceira vez: pediu que o peregrino renegasse o Apóstolo Santiago. Mesmo estando já sem forças e quase morrendo de tanta sede, o peregrino resistiu e disse não ao diabo.

O milagre

agua fonte de la reniega_alto del perdon

A água jorrou da pedra que Santiago golpeou, formando a Fuente de la Reniega

Sentindo-se muito fraco, o peregrino começou a rezar pedindo proteção e ajuda aos céus. Sentia o que aconteceria: morreria de sede naquele lugar. O diabo então transformou-se em uma nuvem de enxofre e sumiu. E o peregrino, já sem esperanças, sentiu um homem ajudando-o. Este homem golpeou uma rocha que tinha no local, e dali começou a jorrar água. O homem ajudou o peregrino a chegar perto da fonte e o serviu de água com uma vieira. O peregrino o reconheceu, era o Apóstolo Santiago que estava ali, premiando-lhe por sua fé.

E desde o dia que aconteceu este milagre, a fonte ficou conhecida como Fuente de la Reniega, por causa da história de seu surgimento. Além disso, conta-se que vários milagres já ocorreram naquele lugar, em geral creditados à Virgem do Perdão.

Buen Camino!

Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.