Etapa 13 – Burgos a Hornillos del Camino

0 652

Burgos, uma linda cidade com uma belíssima Catedral. Eu acho tão difícil ir embora de Burgos que até para escrever este artigo demorei! 🙂 Como o Caminho nos aguarda, vamos seguir em frente que temos muito chão pela frente!

Nesta etapa você tem duas opções: pode ir direto para Hontanas ou então ficar em Hornillos del Camino, o que eu recomendo se tempo não for um problema para você. Eu só fiquei em Hornillos uma única vez, no meu último Caminho de Santiago de Compostela. Não me arrependo nem um pouco, até porque assim eu pude dormir em Castrojeriz, algo que eu queria muito.

Vou considerar as etapas até Carrión de los Condes parando em Hornillos del Camino, pois acredito ser (bem) menos cansativo e melhor para aproveitar o tempo. Claro que você pode esticar esta etapa até Hontanas, não há problema algum. Faça o seu Caminho e tudo dará certo!
Nunca esqueça que as etapas são sugestões, você deve fazer a sua peregrinação como você quiser, é o seu Caminho. Não se prenda a guias, siga seu coração!

Saída de Burgos

Parque na saída de Burgos
Parque na saíde de Burgos, um jeito agradável de iniciar a etapa.

Sempre que estou saindo de Burgos já começo a sentir saudade. A saída, diferente da chegada, é bem mais agradável. Você caminhará uma curta distância entre os prédios mas logo em seguida o cenário muda. Vai seguir por um passeio e depois passará por um parque. Mas, ainda assim, estará na cidade por um bom tempo. É bom que você saiba que neste dia você quase não encontrará sombras. Saia bem cedo!

Preste muita atenção à sinalização, pois você poderá ir pelo parque ou por fora dele (há um muro cercando-o). A distância praticamente é a mesma, a maior diferença é o ambiente. Se você assistiu ao filme The Way vai reconhecer a saída do parque, foi até onde o cigano fez o filho carregar a mochila do peregrino. Não vou falar muito para não ser acusado de spoiller. 🙂

Mapa esculpido na pedra mostra a península ibérica e o Caminho Francês
Na entrada de Tardajos, um mapa de pedra mostra a Península Ibérica e o Caminho Francês.

O trajeto todo é praticamente plano até o próximo pueblo. No km 5,8 você chegará a uma área de descanso onde tem uma fonte de água. Este lugar é praticamente a metade do caminho até Tardajos. Esta área de descanso fica perto de Villalbilla de Burgos, pueblo cujo Caminho só passa perto, mas que tem albergue para quem quiser ficar por lá.

Publicidade

Leave A Reply

Your email address will not be published.

doze − um =