15ª Etapa – Castrojeriz a Boadilla del Camino

2 391

Depois de dormir em Castrojeriz, vamos esticar um pouco até Frómista. Muita gente prefere parar em Boadilla del Camino, deixando o trecho maior para o outro dia. É também uma boa opção, mas, como sempre, a decisão é só sua. Não há regras no Caminho de Santiago, as etapas você faz conforme suas necessidades e sempre estarão certas.

Eu considero este trecho como de dificuldade média para baixa. Há um morro já no início, mas depois disso o relevo não maltrata tanto o corpo. O que pode complicar um pouco é a falta de sombra, por isso evite sair muito tarde. O sol nos deixa mais cansados, caminhar depois do meio-dia é muito mais penoso. Aliás, a falta de sombra é uma característica da região, poucas são as áreas com árvores. Prepare-se para acordar bem cedo mesmo, é mais agradável caminhar com o sol ainda baixo.

De Castrojeriz a Itero de la Vega

A saída de Castrojeriz não tem segredos, basta seguir as setas. Na plaza Mayor, caso ainda não tenha conhecido, vai ter bares e umas lojinhas. Foi a última destas que me salvou no meu primeiro Caminho.

Eu segui o conselho de “experts” e não levei muita roupa de frio, pois disseram-me que em abril e maio não faz frio, pelo contrário, só calor. Eu estava usando a segunda pele, dois fleeces e a capa de chuva para proteger do vento, e ainda assim passava frio.

Foi então que eu vi várias jaquetas penduradas numa arara, numa loja da plaza Mayor de Castrojeriz. Paguei 14 euros numa jaqueta um número maior, mas é o que tinha. A partir deste ponto minha peregrinação mudou muito, para melhor. Passar frio é horrível!

Publicidade
2 Comments
  1. Marcio Samia says

    Tive a oportunidade (e a felicidade) de ficar na Ermita San Nícolas, onde um Padre (Lino) me chamou na estrada e me perguntou se eu gostaria de dormir lá…. havia somente 07 camas (2015) e tivemos uma celebração de lava-pés maravilhosa… uma das experiências mais fantásticas de todos os meus caminhos….

    1. Olá Marcio!

      Obrigado pelo seu comentário. Todos que tiveram esta oportunidade falam que foi algo muito especial. Espero ter esta felicidade um dia… 🙂

      Um abraço e bom Caminho!

      Claudio

Leave A Reply

Your email address will not be published.

vinte − vinte =