Abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela em 20162 min read

A Porta Santa é aberta sempre nos Anos Santos, e o fiel que passar por ela recebe uma

Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela

Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela

indulgência especial, bastando, depois de entrar na Catedral, fazer uma oração. Também é necessário que se confesse e comungue até 15 dias antes ou depois deste dia, em qualquer igreja.

O Ano Santo, ou Jubileu, ou ainda Ano Jubilar Compostelano, é o ano cujo dia de Santiago (25 de julho) coincide com um domingo. Isto ocorre a cada 6, 5, 6 e 11 anos. Como o último foi em 2010, o próximo será em 2021 e depois em 2027, 2032, 2038, 2049 e assim por diante.

Porém o Papa decretou um “Jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus”. Este Jubileu terá início em 8 de dezembro de 2015 e encerrará em 20 de novembro de 2016. Com isto, segundo o que foi publicado no periódico La Voz de Galicia, a Catedral de Santiago de Compostela terá sua Porta Santa, que fica na Praça da Quintana, excepcionalmente aberta neste ano. Esta será a primeira vez que ela é aberta fora de um Ano Santo, desde que foi instituída a tradição, em 1122.

Os peregrinos que não querem esperar até 2021 para atravessar a Porta Santa e receber a indulgência devem aproveitar esta grande oportunidade. Normalmente o fluxo de peregrinos aumenta bastante nos Anos Santos, pois a publicidade feita pelos governos afim de atrair turistas é bem grande. Sendo esta abertura “fora de época”, não há muito tempo hábil para fazer tal divulgação, não crescendo tanto a procura pelo Caminho de Santiago (apesar de que, obviamente, vai aumentar bastante o número de peregrinos).

Não propositalmente, mas em boa hora, foi inaugurado em Santiago de Compostela o novo Centro de Acolhida aos Peregrinos, com uma estrutura muito maior que o atual. Isto ajudará bastante caso o fluxo de peregrinos chegando na cidade de Santiago de Compostela aumente significativamente.

Print Friendly, PDF & Email
Gostou do artigo? Compartilhe!
Anúncio

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Gostou deste artigo?
Mantenha-se atualizado!

Inscreva-se em nossa lista para receber novos artigos e novidades exclusivas para você!

Obrigado por inscrever-se!

Xiii... algo deu errado!