32ª Etapa – Palas de Rei a Arzúa

2 80

A etapa entre Palas de Rei e Arzua é inesquecível. Uma das últimas, porém longa etapa. Aconselho a sair bem cedo para aproveitar melhor as primeiras horas do dia, que é melhor para caminhar.

Com a longa distância, qualquer subidinha começa a parecer duas vezes maior do que realmente é. E nessa etapa, há muitas subidas e descidas. A parte boa: no fim do dia você estará muito próximo a Santiago de Compostela!

Neste trecho você vai passar por Melide, a cidade do pulpo (polvo). Há várias pulperias lá. Recomendo que pare em uma delas para degustar este prato típico da Galiza.

Usarei o albergue ao lado da igreja como referência para as distâncias. Este é o albergue que citei na descrição da etapa anterior (Portomarín a Palas de Rei).

Palas de Rei a Casanova

Ao chegar no km 0,6 você encontrará uma bifurcação. Apesar de ter vários desenhos de flechas amarelas no chão e paredes, nesse lugar tem as estátuas de um casal de peregrinos. Observe que eles apontam a direção que você deve seguir!

As estátuas indicam por onde você deve seguir…

Será uma descida até o km 1,3, onde você verá um bar/restaurante/hostal chamado Ponterroxan. Logo em seguida começa uma subida de quase 700 metros até O Carballal, uma pequena localidade. Na verdade um lugar com apenas duas ou três casas.

Publicidade
2 Comments
  1. Carlos Alberto da Silva says

    Grato pela liberacao de mais essa ETAPA. Li, reli, ja atualizei no meu planejamento. Conteudo excelente, bem detalhado e valioso. Agora pelo meus calculos, FALTAM DUAS ETAPAS para nossa chegada a SANTIAGO DE COMPOSTELA: (33.) De Arzua a O Pedrouzo e (34.) De O Pedouzo a Santiago de Compostela. Estou no aguardo das mesmas.

    No meu planejamento, farei o caminho entre SJPP e SANTIAGO em 33 dias. Tendo 4 dias mais para deslocamentos do Brasil ate Franca e da Espanha para Brasil.

    Abracos e muito obrigado pelas dicas.

    1. Claudio Bittencourt Pacheco says

      Olá!

      Eu que agradeço, por acompanhar o blog! Fico feliz em saber que estou conseguindo ajudar os peregrinos!

      A divisão de etapas de qualquer guia é uma sugestão apenas. Você deve fazer o seu Caminho de Santiago de acordo com suas condições e vontades. A próxima etapa que vou publicar será sim de Arzúa a O Pedrouzo, está quase pronta. Mas… opcionalmente, se as pernas permitirem, pode-se ir até o Monte do Gozo, deixando apenas 5 km para o último dia. Vou explicar isso no último artigo sobre as etapas do Caminho Francês.

      Um abraço!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

quatro × dois =